É muito frequente a procura por atendimento médico em decorrência de dores mamárias, que chamamos mastalgia, muito em decorrência do temor relacionado ao câncer de mama. Importante já mencionar neste início, que a presença de dores mamárias, na maioria das vezes, não está relacionada ao câncer de mama (que nos estágios iniciais pode ser assintomático). Quando avaliamos mastalgia, é necessário a correlação com o ciclo menstrual, além de outras características avaliadas em consulta.

Mastalgia cíclica é a dor de origem mamária que apresenta uma periodicidade em relação ao ciclo menstrual e está relacionada à resposta do tecido mamário a estas variações cíclicas dos hormônios femininos durante o ciclo menstrual. Tranquilização muitas vezes é o suficiente, conforme a literatura médica.

Mastalgia acíclica é a dor de origem mamária, mas sem correlação com o ciclo menstrual. Apesar da pouca correlação com câncer de mama, geralmente é solicitado exame de imagem para esclarecimento de causa (na maioria das vezes benigno). Nestas situações o tratamento depende da causa específica.

Importante lembrar que nas mulheres já submetidas à histerectomia mas com preservação dos ovários, estes podem continuar produzindo hormônios, tendo outros meios de avaliar sua produção, já que nestas situações não há a menstruação como parâmetro.

Outra situação interessante é a possibilidade de origem extra-mamária para a dor referida pela mulher. Dores de origem osteomuscular, cardiológica, esofágicas, podem levar a mulher a procura do mastologista pelo receio de alguma doença mamária. Quando identificado origem em outro local, exige tratamento específico de acordo com cada especialidade.

Nas consultas procuramos diferenciar cada tipo específico de dor mamária, por isso na dúvida é melhor consultar com o mastologista para este esclarecimento!