Biópsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido para avaliação anatomopatológica da presença (ou não) de câncer. A amostra removida durante a biópsia é analisada por um patologista, médico especializado na interpretação de exames laboratoriais e avaliação de células, tecidos e órgãos para diagnosticar a doença. Se células cancerosas estão presentes, o patologista determinará o tipo de câncer de mama a que corresponde.

Muitas mulheres têm medo de fazer o exame de biópsia da mama, apesar de ser um procedimento simples.

Existem vários tipos de biópsias, abaixo explicaremos sobre cada uma delas, bem como a situação específica em que são empregadas. Consideramos alguns fatores a fim de determinar a melhor opção de biópsia mamária, tais como: o tipo de lesão, tamanho, localização, quantidade de tumores e outros problemas clínicos e preferências pessoais da paciente.

Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF)

Esse procedimento consiste na remoção de uma amostra de células do tecido mamário suspeito para exame. Na PAAF é utilizada uma agulha de calibre 20/21G acoplada a uma seringa para aspiração do tecido. O posicionamento da agulha é comumente guiado por ultrassom. A coleta do material é realizada com movimentos de vai-e-vem da seringa. O procedimento descrito poderá ser repetido diversas vezes, até que se obtenha quantidade suficiente de material, que posteriormente será colocado em lâminas.

Biópsia por Agulha Grossa (Core Biopsy)

A biópsia de fragmento com agulha (BFA) ou core biopsy consiste na retirada de fragmentos de tecido, com uma agulha de calibre um pouco mais grosso que da PAAF, acoplada a uma pistola especial. O posicionamento da agulha de biópsia poderá ser guiado por mamografia digital estereotáxica ou ultrassom. O procedimento é realizado com anestesia local e geralmente se retiram vários fragmentos de alguns milímetros.

Mamotomia ou Core Biopsy Assistida a Vácuo

É realizada com cânula de calibre 11 ou 8, acoplada a um dispositivo a vácuo, com o objetivo de obter fragmentos maiores, com menos sangue e por contigüidade, e a possibilidade de deixar no local biopsiado um clip metálico caso toda a lesão seja removida e seja necessário um posterior agulhamento pré cirúrgico.  

Realmente, pelos nomes já se percebe que não são muito confortáveis, mas é preciso encará-los. Se serve de consolo, o exame não causa dor, pois é utilizada a anestesia local.

O especialista orientará quanto aos cuidados necessários após a biópsia da mama, para diminuir os riscos de efeitos colaterais.

Nem todo nódulo mamário é canceroso. De acordo com as estatísticas, apenas um em cada cinco nódulos são malignos. A biópsia da mama irá ajudar a esclarecer essa dúvida.